2011 - O ANO DA MULTIPLICAÇÃO!

-

SOBRE A IGREJA

Somos uma igreja alegre e acolhedora e estamos prontos a receber você.


Nossas atividades regulares:

CULTOS: domingo: Culto de louvor e adoração - 19h
terça-feira: Culto de estudo bíblico e oração - 19h30
sexta-feira: Culto de cura e libertação - 19h30

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL: 9h

ATENDIMENTO PASTORAL: terça-feira - de 15 às 19h ou agendar pelo telefone: 8636.1654

NOSSO ENDEREÇO: Rua Lagedo, 84
Bairro São Gabriel - ônibus 3503


Terezinha de Lisieux - pastora titular
José Procópio de Paula - evangelista
Mário - responsável pelo culto de sexta-feira

Se vc quer contribuir com a nossa obra de evangelização e proclamação da Palavra de Deus, deposite sua oferta na conta:
Bradesco - ag. 0464-2, CC 0367634-0

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

CULTO DE ONTEM - PRIMEIRO ENSAIO DO CORAL


Ontem, às 18 horas, antes do culto, tivemos o primeiro ensaio do nosso coral.
Foi uma bênção!

(alguns participantes do coral)

13 pessoas estiveram presentes e se dispuseram a cantar.
Agora é ensaiar bastante, com dedicação e paciência, para que, no final do ano, já possamos pensar numa apresentação de Natal! :o
Que Deus nos abençoe grandemente para que possamos fazer um belo coral na nossa Igreja.

domingo, 30 de janeiro de 2011

CULTO LAVA-PÉS

(igreja cheia)

Hoje, tivemos um culto super abençoado, em que o Anderson e sua família fizeram a cerimônia do lava-pés com toda a igreja, começando pela pastora e Marcos, em sinal de serviço.
(Anderson lavando os pés do Marcos)

(Vanessa servindo à irmã Olívia)

(irmã Beth e Bruno)

Depois, para confirmar que todos devem servir da mesma maneira, a pastora e
o Marcos também lavaram os pés da família do Anderson.
(pastora, lavando os pés da Vanessa)

(Marcos lavando os pés do Anderson)

Todos participaram com muita emoção.
(congregação atenta à cerimônia)

Logo após, a pastora e o Anderson fizeram a unção para o discipulado e serviço em todos os presentes, que receberam oração para que Deus os capacite na nova caminhada em busca de multiplicação na nossa igreja, não só da multiplicação de pessoas, mas de bênçãos, de capacitação, de carismas.
(unção2)

(unção)

No final do culto, houve o momento da despedida do Anderson de nossa comunidade.
(Zeca e pastora orando pela família do Anderson)

Houve muitos abraços e lágrimas, porque o pessoal já havia se acostumado com o Anderson, principalmente os adolescentes...
(o abraço da Adriana)

(da irmã Aparecida)

(e da irmã Beth)

mas, nós nos alegramos, porque vai ser bom para ele e sua família estarem à frente de uma igreja. Será uma oportunidade de aprendizado e crescimento este novo desafio ministerial. Por isto, nós, de São Gabriel, desejamos ao Anderson, Vanessa e os meninos, muito sucesso e felicidade ali em Nova Pampulha!
("chororô" com a Elisângela)

Deus abençoe o Anderson e também a nossa igreja, para que continuemos caminhando em fé e alegria!

sábado, 29 de janeiro de 2011

BODAS PONTES E ANNESLEY

(casal)
Hoje a pastora esteve na IM em Santa Teresa para comemorar as Bodas de Prata do nosso SD, José Pontes Sobrinho e Annesley.
O culto contou com a participação do bispo Roberto e o pregador foi o bispo Adriel Maia, que foi quem fez o casamento do casal!
Logo após, os "noivos" recepcionaram os presentes no salão social do prédio onde moram.
(Ibeijo)

Parabéns ao pr. Pontes e Annesley!
Que Deus continue derramando bênçãos sobre a sua vida!

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

UMA LIÇÃO DE HUMILDADE

(imagem retirada daqui: giselle.cfn.blog.br)

Compartilho texto retirado do blog "Biblioteca Virtual"
(sem indicação de autoria)


Uma lição de Humildade


Depois de curar o menino endemoninhado na região próxima a Cesaréia de Filipe, Jesus sente o desejo de regressar a Cafarnaum. Mas quer viajar a sós com os seus discípulos, para poder prepará-los adicionalmente para a sua morte e para as responsabilidades que teriam depois. “O Filho do homem há de ser entregue às mãos dos homens”, explica-lhes, “e matá-lo-ão; mas, embora seja morto, será levantado três dias depois”.
Apesar de Jesus já ter falado disso antes, e de três apóstolos realmente terem presenciado a transfiguração em que sua “partida” foi considerada, seus seguidores ainda não entendem bem o assunto. Embora nenhum deles tente negar que ele será morto, como Pedro fez anteriormente, temem interrogá-lo adicionalmente a respeito.
Por fim, chegam a Cafarnaum, que tem sido uma espécie de base de operações durante o ministério de Jesus. É também a cidade natal de Pedro e de vários outros apóstolos. Ali, certos homens que cobram o imposto do templo abordam Pedro. Talvez tentando incriminar Jesus em alguma violação do costume aceito, eles perguntam: “Não paga o vosso instrutor as duas dracmas de imposto [do templo]?”
“Sim”, responde Pedro.
Jesus, que talvez tenha chegado pouco depois ao local, sabe o que tinha ocorrido. Assim, mesmo antes de Pedro suscitar a questão, Jesus pergunta: “O que achas, Simão? De quem recebem os reis da terra os direitos ou o imposto por cabeça? Dos seus filhos ou dos estranhos?”
“Dos estranhos”, responde Pedro.
“Realmente, então, os filhos estão isentos de impostos”, comenta Jesus. Visto que o Pai de Jesus é o Rei do universo, Aquele que é adorado no templo, o pagamento do imposto do templo, por parte do Filho de Deus, não é realmente um requisito legal. “Mas, para que não os façamos tropeçar”, diz Jesus, “vai ao mar, lança o anzol e toma o primeiro peixe apanhado, e, quando lhe abrires a boca, acharás uma moeda de estáter [quatro dracmas]. Leva-a e dá-lha por mim e por ti”.
Ao se reunirem após o seu regresso a Cafarnaum, talvez na casa de Pedro, os discípulos perguntam a Jesus: “Quem é realmente o maior no reino dos céus?” Jesus sabe por que fazem essa pergunta, pois está ciente do que ocorreu entre eles quando o seguiam, regressando de Cesaréia de Filipe. Assim, ele pergunta: “Sobre que estáveis disputando na estrada?” Embaraçados, os discípulos ficam calados, pois haviam disputado entre si quem era o maior.
Não parece incrível que, depois de quase três anos de ensinamentos por parte de Jesus, os discípulos ainda tenham uma discussão desse tipo? Bem, isso revela a forte influência da imperfeição humana, bem como da formação religiosa. A religião judaica, na qual os discípulos haviam sido criados, dava ênfase ao cargo ou à hierarquia em todos os relacionamentos. Ademais, é possível que Pedro, talvez por causa da promessa que Jesus lhe fizera de dar-lhe certas “chaves” de acesso ao Reino, se sentisse superior. Tiago e João talvez tenham tido idéias similares por terem sido favorecidos como testemunhas da transfiguração de Jesus.
Qualquer que tenha sido o caso, Jesus faz algo comovente no empenho de corrigir a atitude deles. Chama uma criança, coloca-a no meio deles, abraça-a e diz: “A menos que deis meia-volta e vos torneis como criancinhas, de modo algum entrareis no reino dos céus. Por isso, todo aquele que se humilhar, semelhante a esta criancinha, é o que é o maior no reino dos céus; e todo aquele que receber uma de tais criancinhas à base do meu nome, também a mim me recebe.”
Que maravilhosa maneira de corrigir seus discípulos! Jesus não se irrita com eles nem os chama de soberbos, gananciosos ou ambiciosos. Não, mas ilustra o seu ensino corretivo usando criancinhas, que são por natureza modestas, sem ambição, e, em geral, não têm senso de hierarquia entre elas. Jesus mostra assim que os seus discípulos precisam desenvolver essas qualidades que caracterizam humildes crianças. Conforme Jesus conclui: “Quem se comportar como menor entre todos vós é o que é grande.” Mateus 17:22-27; 18:1-5; Marcos 9:30-37; Lucas 9:43-48.


Obs: Essa matéria faz parte do estudo sobre o Evangelho em Ordem Cronológica. Veja essa seção para acompanhar na sequência, no blog (endereço eletrônico: http://bibliotecabiblica.blogspot.com)

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

FALANDO EM CONSTRUÇÃO

(imagem retirada daqui: http://lojasinternet.com)

Que tal construirmos uma igreja realmente abençoada?
Não... não estou falando em fazer um novo prédio, apesar de realmente estarmos precisando de um prédio novinho em folha (seria ótimo, não é mesmo?)
Mas, muito mais que um templo, um novo banheiro, novas salas, precisamos construir uma nova igreja, ou seja, precisamos NOS reconstruir, porque nós é que somos a igreja.
Que tal, então, fazermos uma reforma em nós mesmos? Que tal retirarmos todos os entulhos, limparmos nosso interior, erigirmos um altar maravilhoso para o Senhor, bem no centro do nosso coração?
Que no ano da Multiplicação, Deus nos ajude a multiplicar nosso amor pela obra d'Ele, para que a igreja em São Gabriel, da qual somos pedras, seja realmente unida pela argamassa do Espírito Santo, sobre a Pedra Angular que é JESUS!
Claro que também precisamos "dar o trato" no prédio, na estrutura física da nossa igreja, portanto, vamos começar a orar para que os nossos projetos de reforma sejam abençoados, ainda este ano. Por ora, vou começar a mobilizar amigos, para tentarmos fazer uma campanha como a dos bancos, a fim de começar, pelo menos, a reforma dos banheiros...
Que Deus nos ajude!
pra. Terezinha

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

CRISE... OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO?

(imagem retirada daqui: http://agenda-digital.blogspot.com)

DEFININDO A PALAVRA CRISE “Uma crise é um momento
em que nossa necessidade
é maior do que os recursos de que dispomos.
Crise é momento em que
o estímulo é maior do que aquilo
que podemos ter, saber, fazer, ser
e revela-se claramente
em ter mais, saber mais, fazer mais e ser mais.”
(Parte do texto que leva o título: As crises na vida do homem como oportunidade para o crescimento interior - Trabalho apresentado para a conclusão do curso de Educador Emocional, de MARIA JOSÉ CORREIA - Fortaleza)
Encontrei esta citação na net e, imediatamente, recordei-me da nossa última campanha: "Crise ou Oportunidade?", em que falamos das oportunidades com que Deus nos agracia em meio às nossas inúmeras crises, sejam emocionais, financeiras, familiares, espirituais...
De fato, a crise é um momento em que nossa necessidade é maior que os nossos recursos. De fato, crise é um momento em que os estímulos que recebemos é maior do que aquilo que podemos realizar, impulsionando-nos a querer ter, saber e fazer mais... funcionando como uma mola-mestra que nos faz seguir adiante, a lutar.
De fato, a crise é oportunidade de auto conhecimento e de crescimento como pessoa.
Mas (sempre existe um mas...), a autora do texto não cita, em nenhum momento, Deus. Ela fala da capacidade do ser humano de se superar. Fala que a crise é impulso para que nos conheçamos mais e melhor. É oportunidade para revermos nossos conceitos e buscar novos caminhos. Tudo beleza! De fato, a crise é tudo isto. Mas, ela erra quanto às oportunidades, porque não somos nós que as fazemos. Toda e qualquer oportunidade de crescimento e conquista, não vem de nós mesmos. Todo ser humano tem nas crises, isso sim, oportunidade de conhecer o poder de Deus para transformar situações, por mais críticas que sejam, em bênçãos, em esperança, em novas oportunidades de conquistas e vitórias!
A crise, até pode ser nossa... fabricadas por nosso egoísmo, por nossa ganância, por nossa intolerância com os que nos cercam, por nossos pecados, por nossa omissão, por nosso desamor... Crises são mesmo "invenção" totalmente humana. Mas as oportunidades que as podem reverter, essas pertencem a Deus. Só Ele é capaz de transformar nossas mentes e corações e nos tornar melhores do que somos. Só Ele é capaz de transformar maldições em bênçãos!
Portanto, senhores e senhoras "educadores emocionais" (seja lá o que o termo signifique!), fiquem sabendo que não somos nós que nos transformamos ou que transformamos nossas vidas e as situações pelas quais passamos, mas sim, Deus. E temos que encontrá-LO a fim de que sejamos REALMENTE CURADOS interiormente e tenhamos uma nova vida, repleta de amor e de plena paz, ainda que a situação seja totalmente adversa.
É isso aí!
pra. Terezinha de Lisieux

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

FUGINDO DOS EXTREMOS

(imagem retirada daqui: http://marilenaconsulta.spaces.live.com)

por: Geziel Nunes Gomes (texo retirado do blog do pastor Sérgio Cunha: http://pastorsergiocunha.blogspot.com/)


Há pregadores que vão pregar por muitos dólares e os que aceitam o café após o culto
Sou do tempo em que pregadores viajavam de ônibus pelas estradas cheias de lama, especialmente no nosso sofrido Nordeste. Até empurrá-los, para saírem do atoleiro, já fiz.Sou do tempo em que o dinheiro da passagem dos pregadores lhes era entregue contadinho, justinho, “timtim por timtim”. Nada mais.Ofertas de amor? Que é isso, gente? Vamos deixar as heresias de lado. Tudo se faz por fé.Vivi isso por mais de 30 anos.Até que surgiu algo novo. A consideração para com os pregadores, que vivem pela fé, mas têm, também, estômago, família e compromissos diuturnos.Hoje estamos vivenciando os extremos, jamais sonhados antes.Por um lado existem os pregadores que estipulam dois mil dólares por uma noite de pregação (uma noite? uma hora, melhor dizendo e no outro extremo há os pastores “amigos” que lhes dão 50 reais para um cafezinho. Um bom dinheiro para um café com biscoito, uma insignificância para comprar uma boa camisa.Precisamos encontrar um denominador comum para essa confusão que se estabeleceu.Existem pregadores que enriqueceram em dez anos, em seus périplos nacionais e internacionais.Recentemente um deles confessou a um amigo meu: “estou rico, famoso e cansado”.Existem pastores que ajustam qualquer quantia e pagam qualquer preço milionário para terem o “privilégio” de ter uma estrela em seus púlpitos, mesmo que para entregar a mesma palavra pela milésima vez. Literalmente.Existem líderes que dizem: “pode deixar, eu sei abençoar os homens de Deus” e estes são despedidos com preciosos tapas de fraternidade e orações poderosas. Ajuda financeira, que também vale nada.Está faltando equilíbrio.Entregar fortunas, recolhidas do dízimo suado dos membros da Igreja, para enriquecer as múltiplas contas bancárias dos pregadores-empresários, talvez não tenha muito apoio lá em cima.A manipulação e a malversação do dinheiro sagrado de ofertas e dízimos certamente se constituem em novo item para o Tribunal de Cristo.Certa igreja, que conheço muito bem, “contratou” um desses famosos para três dias de Congresso, numa igreja na terra de Tio Sam.Jamais se viu ou ouviu tanta agitação. O povo literalmente pulava, corria e gritava, indo quase ao delírio. O discurso (mensagem? vamos usar as palavras com sabedoria, gente!) era de encomenda para conduzir a platéia às fronteiras do delírio.Não foi um Congresso de Pão. Quase diria que foi de circo.Na segunda-feira que se seguiu a Comissão reuniu-se para fazer a avaliação, a fim de apresentar ao Criador os frutos alcançados pelas criaturas.Balanço final: 14 mil dólares de gastos, incluindo telefonemas internacionais, dados pela majestade, a fim de ajustar outros compromissos. Nem uma decisão para Cristo, nem uma reconciliação, nem um batismo com o Espírito Santo.Deixo-lhes uma pergunta: valeu a pena?Ultimamente minha esposa e eu decidimos de comum acordo combinar previamente com aqueles que nos convidam (com algumas exceções) os termos da oferta de amor.Ela tem encontrado alguns que perguntam: “somente isso, irmã”? Eles se espantam, pois já haviam contatado os mega-pregadores, habituados a cachês milionários, com exigência inclusive para uma passagem extra: para o empresário (misericórdia!) ou para o “pajem de armas” que acompanha o notável tribuno, com a responsabilidade sacerdotal (!) de vender seus DVDs, bem como a árdua tarefa de contar e guardar o dinheiro.Veja o outro lado da questão: o diabo, os demônios e o inferno não são capazes de apagar um avivamento.Nós mesmos podemos fazê-lo. Tudo começa quando perdemos o equilíbrio.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

O RICO E LÁZARO


Uma parábola, para a nossa meditação:


O RICO E LÁZARO


Ora, havia certo homem rico que se vestia de púrpura e de linho finíssimo e que, todos os dias, se regalava esplendidamente .
Havia também certo mendigo, chamado Lázaro, coberto de chagas, que jazia à porta daquele;
e desejava alimentar-se das migalhas que caiam da mesa do rico; e at;e os cães vinham lamber-lhe as úlceras.
Aconteceu morrer o mendigo e ser lavado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico e foi sepultado.
no inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio
Então, clamando, disse : Pai Abraão, tem misericórdia de mim! E manda Lázaro que molhe em água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
Disse, porém Abraão : Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro igualmente, os males : agora, porém , aqui, ele está consolado; tu, em tormentos
e, além de tudo, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os querem passar daqui para vós outros não podem, nem os de lá passar para nós
Então, replicou pai, eu te imploro que mandes à minha casa paterna,
porque tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho a fim de não virem também para este lugar de tormento.
Respondeu Abraão : Eles têm Moisés e os Profetas; ouçam-nos.
Mas ele insistiu : Não, pai Abraão; se alguém dentre os mortos for ter com eles, arrepender-se-ão .
Abraão, porém, lhe respondeu : Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco se deixarão persuadir; ainda que ressuscite alguém dentre os mortos.
O rico levou uma vida egocêntrica. Escolheu mal e sofreu eternamente. Lázaro viveu a totalidade da sua vida na pobreza, mas seu coração era reto para com Deus. Seu nome significa : “Deus é meu socorro” , e ele nunca abdicou da sua fé em Deus. Morreu e foi imediatamente levado ao Paraíso, para estar com Abraão. Os destinos desses dois homens foram irreversíveis a partir da sua morte.
Seio de Abraão- Uma figura de linguagem usada por Jesus nesta parábola, ilustrando o grande abismo, posto entre a bem-aventurança do paraíso e a miséria do hades (inferno). O falecido Lázaro é descrito como alguém reclinado próximo de Abraão, na festa dos benditos, segundo a maneira judaica que levava a cabeça de uma pessoa quase a encostar-se contra o peito de outra que estivesse reclinada mais para cima. E era nessa posição que ficava o hóspede mais favorecido em relação ao anfitrião. Reclinar-se no seio de Abraão, na linguagem talmúdica, era igual a entrar no paraíso.
(TEXTO E IMAGEM retirados daqui: http://fabianapaula.wordpress.com)

domingo, 23 de janeiro de 2011

CULTO - NIVER IRMÃ BETH

(pessoal)

Hoje, tivemos uma grata surpresa. O irmão Efigênio, da IM de Cachoeirinha, veio nos visitar para nos falar sobre a realização de mais um sonho: a formação do nosso Coral!
O irmão, que é maestro, colocou-se à disposição da igreja para nos ensaiar e também para tocar em três dos cultos de domingo.
(irmão Efigênio, tocando violão)

Não é mesmo uma bênção?
(pastora, orando pela irmã Beth)

Outra bênção pela qual agradecemos no final do culto, foi o aniversário da irmã Beth. Que Deus continue dando graça e saúde à nossa irmã!
Aleluia!

sábado, 22 de janeiro de 2011

SOBRE A MULHER QUE UNGIU JESUS

(imagem retirada daqui: http://mulheresemadoracao.blogspot.com)

A Vanessa pregou, na sexta-feira, sobre a mulher que ungiu Jesus e enxugou-Lhe os pés com os próprios cabelos, um gesto admirável porque, naquele tempo, apenas os servos, os escravos, cuidavam dos pés dos seus senhores e seus hóspedes.
E eu fiquei pensando na beleza deste gesto, na humildade e simplicidade daquela mulher que, sabendo-se pecadora, não poupou esforços para chegar junto de Jesus e demonstrar-Lhe o seu amor, arriscando-se, até mesmo, a ser desprezada e banida do meio dos Seus seguidores.
A pregação da Vanessa foi mesmo muito oportuna, porque, muitas vezes, estamos como aqueles que acharam "um desperdício" utilizar o perfume que poderia dar bom lucro ao ser vendido. Muitas vezes estamos como aqueles que julgam "bobagem" abrir-mão de coisas preciosas aos olhos humanos, para servir a Jesus. Muitas vezes estamos no meio daqueles que acham que podem seguir a Jesus sem se abaixarem, sem estarem aos Seus pés...
É... temos muito o que aprender com aquela pecadora. Temos que reconhecer nossos erros, despojarmo-nos de nossos bens, humilharmo-nos perante a potente mão de Deus, para que Ele, a Seu tempo, nos exalte... como fez Jesus com aquela mulher, dizendo que, em todos os lugares, ouvir-se-ia falar dela...
Que Deus nos abençoe e nos capacite para sermos servos...
Sua pastora
Terezinha de Lisieux

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

PREGAÇÃO VANESSA


Hoje, a Vanessa pregou no culto. E... foi uma bênção!
Ela falou sobre o texto da mulher que derramou o perfume sobre os pés de Jesus e os enxugou com os cabelos.
Até que ela sabe pregar bem direitinho e, apesar do nervosismo, ele se saiu muito bem!
É muito bom a gente poder perceber o crescimento das pessoas no crescimento de Deus!

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

E POR FALAR EM FAMÍLIA

(família)

Gostaria de pedir oração pela minha sogra (na foto, comigo e minha filhas), que vai se submeter a uma cirurgia.
Que Deus possa abençoar e curar, em nome de Jesus!

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

A DECISÃO DE SERVIR A DEUS NA FAMÍLIA

(família)

Encontrei o texto abaixo na internet (http://imwconselheirolafaiete.blogspot.com)e resolvi compartilhar. A foto é da família da pastora, em Lafaiete, na virada do Ano Novo de 2008/2009.


Josué 24.14-15
- A sua família é o maior patrimônio que vc tem. Bens, diplomas, sucesso profissional perdem o significado pra vc sem a felicidade de sua família.
- Nenhum sucesso compensa o fracasso da família. Muitas pessoas em busca de suas realizações pessoais, deixam a família pra trás. Nossa família precisa estar a serviço de Deus dentro e fora de casa.
- Há muitas famílias doentes e feridas, precisando de cura e restauração. Deus ama a família, pois Ele quem a instituiu. Deus não abre mão da família. A família faz parte do plano de Deus para o homem.
- Josué deu testemunho diante de toda a nação que ele e sua família cultuariam ao Senhor (15).
- A essa altura, Josué tinha prestígio e bens, sucesso e fama, mas nenhuma conquista pesoal diminuiu seu propósito de consagrar sua família a Deus.
- A declaração de Josué faz menção a uma decisão diária e constante.
- É possível servirmos a Deus observando sua palavra (24);
- É possível servirmos a Deus abandonando práticas que desonram ao Senhor (14)
- É possível servirmos a Deus quando estamos decididos por Ele (Ap 3.15-16)
- Tome a sua decisão também... Peço a Deus que lhe direcione a tomar a decisão certa.
- Ou vc agarra em Deus ou o mundo te agarra. Se liga viu. Deus te abençoe!


Mensagem pregada pelo Pr Isaque na Igreja Metodista Wesleyana em Conselheiro Lafaiete no dia 24/02/2010

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A GLÓRIA DA SEGUNDA CASA SERÁ MAIOR DO QUE A PRIMEIRA

(imagem retirada daqui: http://imwconselheirolafaiete.blogspot.com/)

Como quero muito pregar (ou fazer um estudo sistemático) sobre o livro de Ageu, resolvi postar algo sobre ele. Então, retirei este texto do blog: Confissões de um Adorador, para partilhar com vocês.


A GLÓRIA DA SEGUNDA CASA
Débora Branquinho


O livro de Ageu é um livro pequeno, mas cheio de riquezas de detalhes e com uma mensagem de Deus tremenda.
Para aqueles que não sabem, o livro de Ageu fala basicamente da reconstrução do templo que havia sido destruído durante o tempo que o povo de Israel ficou exilado.
É um momento histórico muito delicado, pois eles estão voltando do exílio, de um lugar de prisão para a reconstrução de uma vida, de uma identidade, sem motivação nenhuma para viver. Quando esse povo volta para a sua cidade, eles começam a reconstruir não só as suas casas, não só suas identidades, mas o seu relacionamento com Deus.
Quando começam a reconstruir suas vidas, eles têm uma atitude totalmente contrária a de Davi. Davi, em todo o tempo, se preocupou primeiro com a casa de Deus. Em 2Samuel 7:2 vemos a preocupação de Davi em construir uma casa para Deus:
Disse o rei ao profeta Natã: Olha, eu moro em casa de cedros, e a arca de Deus se acha numa tenda. Disse Natã ao rei: Vai, faze tudo quanto está no teu coração, porque o SENHOR é contigo.
Depois vemos a construção desse esplendoroso templo no reinado de Salomão.
E o povo, no livro de Ageu, deixa a casa de Deus de lado e constroem para si tudo do bom e do melhor. Enquanto suas casas estavam lindas e perfeitas, o templo de Deus continuava destruído. Obvio, com uma desculpa: não é o tempo da casa de Deus ser restaurada! O povo dava desculpas para não fazer a vontade de Deus. Na verdade, aquele povo estava numa crise de identidade porque olhavam para a glória do templo construído por Salomão e viam que jamais conseguiram fazer para Deus um templo com aquela glória. Eles queriam fazer algo grande para Deus, mas a única coisa que Deus queria era que o coração deles estivessem primeiro nEle, mesmo que fosse para construir um pequeno templo sem toda aquela pompa e majestade. Deus não estava preocupado com o tamanho da casa, o tamanho da obra, mas queria ver no povo uma atitude de arrependimento e prioridade na vontade de Deus.
Precisamos parar de dar desculpa para cumprir a vontade de Deus, falo isso primeiro para mim. Dizemos que não é hora, que queremos fazer algo grande. Deus não pede algo grande. Deus diz o seguinte: “Faça uma coisa pequena, meu filho e, dessa coisa pequena, EU farei algo grande e não você!”
Chega uma hora que o povo de Israel chora por causa da precariedade da obra e lembravam da beleza e da majestade do templo de Salomão; no meio dessa tristeza, Deus em sua infinita misericórdia, visita seu povo e com muito amor fala: “faz o que vocês têm que fazer! Eu sou o dono do ouro e da prata e “a glória dessa segunda casa será maior do que a primeira.”
Deus não despreza os pequenos começos, ele apenas pede que a sua vontade seja feita. Pede para sermos simples, fazermos coisas pequenas sem nos preocuparmos com coisas grandiosas demais. Se nos preocuparmos em querer ser grande. Isso é Ele que faz.
Sabe por que Deus disse que a glória dessa casa seria maior que a primeira? Porque as bases daquele pequeno templo, aquele templo simples, foi o mesmo templo que Jesus leu as escrituras. A glória daquele templo lindo e tremendo teve as suas bases edificadas e fundamentadas nesse pequeno templo de madeira feito em Ageu.
A minha vida e sua vida pode ser poderosa se a vivermos de forma simples. Se eu for fiel apenas no pouco que eu tenho.
Existem muito mais coisas para se falar desse livro. Deus não se esquece das suas promessas, Deus não se esquece de nós. Por mais que passe tempos e mais tempos. Ele cumpre. Sempre cumpre.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

A BOLACHA

(imagem retirada daqui: http://trapalhadascaseiras.blogspot.com)

Infelizmente, desconheço a autoria do texto, que recebi por email, mas vale pensamos sobre ele...


Uma moça que estava à espera de seu voo, na sala de embarque de um grande aeroporto. Como ela deveria esperar por muitas horas pelo seu vôo, resolveu comprar um livro para matar o tempo. Comprou, também, um pacote de bolachas. Sentou-se numa poltrona, na sala VIP do aeroporto, para que pudesse descansar e ler em paz. Ao seu lado sentou-se um homem. Quando ela pegou a primeira bolacha, o homem também pegou uma. Ela se sentiu indignada, mas não disse nada. Apenas pensou : "Mas que cara de pau ! Se eu estivesse mais disposta, lhe daria um soco no olho para que ele nunca mais esquecesse !!!" A cada bolacha que ela pegava, o homem também pegava uma. Aquilo a deixava tão indignada que não conseguia nem reagir. Quando restava apenas uma bolacha, ela pensou:
- Ah.. "O que será que este abusado vai fazer agora?"
Então o homem dividiu a última bolacha ao meio, deixando a outra metade para ela.
- Ah!!! Aquilo era demais!!! Ela estava vermelha de raiva!
Então, ela pegou o seu livro e as suas coisas e se dirigiu ao local de embarque. Quando ela se sentou, confortavelmente, numa poltrona já no interior do avião olhou dentro da bolsa para pegar uma bala, e, para sua surpresa, o pacote de bolachas estava lá... ainda intacto, fechadinho!!!
Ela sentiu tanta vergonha! Só então ela percebeu que a errada era ela sempre tão distraída! Ela havia se esquecido que suas bolachas estavam guardadas, dentro da sua bolsa. O homem havia dividido as bolachas dele sem se sentir indignado, nervoso ou revoltado, enquanto ela tinha ficado muito transtornada, pensando estar dividindo as dela com ele. E já não havia mais tempo para se explicar... nem para pedir desculpas!
Quantas vezes, em nossa vida, nós é que estamos comendo as bolachas dos outros, e não temos a consciência disto?
Antes de concluir, observe melhor! Talvez as coisas não sejam exatamente como você pensa! Não pense o que não sabe sobre as pessoas.

Existem quatro coisas na vida que não se recuperam:
- a pedra, depois de atirada;
- a palavra, depois de proferida;
- a ocasião, depois de perdida
- e o tempo, depois de passado.


Deus nos abençoe!
pra. Terezinha

domingo, 16 de janeiro de 2011

CONSAGRAÇÃO DOS ENVELOPES 2

(parte das pessoas)

Hoje resolvemos fazer um "replay" do culto de consagração dos envelopes, uma vez que muitas pessoas ainda não haviam pegado o seu no domingo passado, ou não puderam comparecer ao culto.
Então, nós demos as sementes para aqueles que não tiveram oportunidade de jogá-las na terra e eles também entregaram os nomes para que orássemos.

O Mário orou por todas as pessoas (as de domingo passado e as de hoje) e o Anderson fez, novamente, a consagração dos envelopes do dízimo, uma vez que ele mesmo não havia podido vir ao culto de domingo passado.
(Mário e Anderson, orando pelos envelopes e pelas pessoas)

Depois do culto, fomos ver as sementes que o Marcos havia colocado no jardim, há uma semana... e olhem só: todas brotaram.
(feijão)

Tomara que os brotos da nossa Árvore da Multiplicação também cresçam rápido assim.

sábado, 15 de janeiro de 2011

O BEM E O MAL

"Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal! Que fazem da escuridade luz, e da luz, escuridade". (Isaías 5.20).


(bem e mal... imagem recebida por email)

Amados... Este texto da bíblia nos mostra que, quando as pessoas deixam de ter Deus como guia, perdem gradualmente a noção dos princípios, valores e leis estabelecidas por Ele. Ora, ter Deus como guia não significa, em absoluto, que vamos perder o interesse pela vida ou por todas as coisas que existem e que estão aí, justamente para nos fazer felizes, pois tudo o que Deus criou foi para o nosso deleite e prazer.
O problema é que há diversas formas de utilizar as coisas criadas por Deus. Os cristãos não são infelizes e não foi para isto que Deus nos criou. Pelo contrário: temos alegria de viver e deveríamos sempre levar a vida de forma regrada, cuidando com zelo de nosso corpo e mente, para que tenhamos longevidade, saúde e paz.
Os cristãos, eu dizia, são pessoas que vivem felizes. Temos um cântico constante em nossa boca, falamos com Deus em todo tempo e lugar, fazemos felizes aqueles que estão ao nosso redor, porque temos prazer em nos doar, em sermos solidários.
Já as pessoas que vivem de forma desregrada abrem espaço para o aparecimento de doenças no corpo, na mente e no espírito.
E como a vida desregrada acaba tomando conta, até mesmo de nós, que somos cristãos?
Esta situação surge no momento em que achamos que, por nós mesmos, podemos conduzir a nossa própria vida, que podemos fazer dela o que quisermos, sem prestar contas a Deus, aquele que nos deu a vida.
Assim, lentamente e de forma progressiva, vamos dando espaço à desordem ética e moral que acaba se instalando por completo. Então já não há diferença entre fazer o mal e não fazer o bem. As nossas consciências já não nos acusam quando procedemos de forma inconveniente ou reagimos ao pecado como se ele fosse normal. Ou seja: o que era bem passa a ser mal e o que era mal já não é mais considerado como tal. A solução? Nunca nos distanciarmos de Deus ou de Sua Palavra. É nos apegarmos, com determinação e fé Àquele que nos deu a vida... e nos deixarmos, sempre e sempre, que Ele seja o nosso guia e mestre.
Que Deus nos ajude.
pra. Terezinha de Lisieux

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

IGREJA E MÍDIA

(imagem: http://osmidia.files.wordpress.com)

Li um texto do Ronaldo Nezo sobre o assunto acima e concordo plenamente com ele.
Ele diz que a mídia faz parte de nossa vida, mais do que qualquer outra coisa e que gastamos mais tempo vendo televisão, na internet, ouvindo rádio, lendo jornais e revistas do que com outras atividades. Poucas pessoas, ele diz, dedicam uma parcela maior à sua família, por exemplo.
De fato, gastamos mais tempo de olho na tv, preocupados com o que a propaganda nos oferece do que com nossos filhos, parentes, amigos... e a Deus!

A mídia exerce muita influência na nossa vida, com certeza! Mais do que os ensinamentos de nossos pais, irmãos, professores e também da Palavra de Deus.

Concordando com o autor, também me pergunto: Será que não está na hora de nos preocuparmos mais com o impacto que a mídia tem sobre a vida das pessoas? Não é hora de levarmos essas discussões para as nossas igrejas, falando menos de teologia e nos dedicarmos mais à sua aplicação no nosso dia-a-dia?

Nossa religião é teórica demais... e, enquanto isto, o mundo entra em nossos lares através da mídia, fazendo com o que o discurso enganoso da propaganda pareça mais verdadeiro que os nossos sermões. Crianças e adolescentes, principalmente, acreditam muito mais naquilo que veem na TV do que naquilo que o seu pai, pastor, ou professores de ED falam.

De fato, temos que analisar e debater sem preconceitos e com sinceridade o que os membros de nossas igrejas têm visto, em que eles têm gasto o seu tempo, com quem eles têm andado, sobre o que têm falado, o que eles têm consumido... Caso assim não façamos, corremos o sério risto de ver a nossa fé esvaziada por rituais que não produzem mudanças... e deixaremos que as pessoas sejam cada vez mais corrompidas em seus costumes pelo discurso midiático, do qual o diabo tem sido o maior produtor.
pra. Terezinha

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

O AMOR É ETERNO ENQUANTO DURA?

(Palavra pastoral de junho de 2009)
O AMOR É ETERNO ENQUANTO DURA?
Tem uma propaganda de cerveja na televisão em que o noivo promete no altar que só vai ser fiel se a noiva for gostosa sempre, como a cerveja que ele toma. O comercial até pode ser engraçado mas lembra uma triste realidade nestes tempos de relacionamentos descartáveis. Qual é mesmo o tempo de validade de um namoro?
Conforme outra propaganda na televisão, não dura mais que um ano. Neste comercial Débora Secco está comprando um celular, e, na promoção, pode levar outro para o seu namorado e os dois falarem por um ano com preço reduzido. Mas a atriz se espanta com a proposta de ficar um ano com o mesmo cara.
Houve tempo em que o namoro durava mais, tudo na intenção de um possível casamento. Encontros na casa da moça até certo horário, diálogos na sala ou no portão da casa, abraços e beijos limitados. Hoje, este tipo de relação é motivo de piada. Namoro hoje é ficar. Na verdade estamos sendo vítimas de uma propaganda enganosa e maldosa, que
tenta vender a idéia de que feliz é aquele que experimenta e troca. Será?
Vinícius de Moraes no poema Soneto da Fidelidade, falando sobre o amor, diz uma grande besteira: "Que não seja imortal, posto que é chama, mas que seja infinito enquanto dure". Mas que conversa é esta? O amor é eterno enquanto dura? É aceitável pensarmos: “vamos ficar juntos enquanto estiver legal, enquanto houver emoção e, quando acabar o amor, cada um siga o seu caminho”?
Melhor mesmo é ouvir o poema do apóstolo, que nos fala do amor que uma relação deve ter: “O amor é paciente e bondoso. O amor não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. Não é grosseiro, nem egoísta. Não se irrita, nem fica magoado. O amor nunca desanima, mas suporta tudo com fé, esperança e paciência. O amor é eterno” (1 Co 13.4-8).
É claro que o nosso amor está longe de ser tudo isto. Mas a gente pode chegar lá. Caso contrário, Paulo também não escreveria: “marido, ame a sua mulher assim como Cristo
amou a igreja e deu a sua vida por ela” (Efésios 5.25). O segredo deste amor é o próprio Cristo.
Então, o dia dos namorados, apesar da propaganda, pode ser mais que um dia, um mês, um ano, ou enquanto durar. Dia dos namorados pode ser todos os dias “até que a morte separe”.
Sua pastora e amiga,
Terezinha de Lisieux

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

FRASES IMPACTANTES

(imagem do meu arquivo)

“Amar não é apenas olhar um para o outro, mas ambos para a mesma direção”. – Exupèry


"Reputação é o que as pessoas pensam ao meu respeito. Caráter é o que eu sou quando ninguém está me olhando." - D. L. Moody


"O propósito de Deus e incomparavelmente maior que o seu problema." Larry Lea

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

MENOS

(imagem retirada daqui: http://luzdoeusou.blogspot.com)

Oi, gente... achei o texto abaixo legal e compartilho...


MENOS
de Jairo Larroza


Desejo a você um novo ano com menos.
Menos ansiedade, menos inimizades,
menos coisas entulhando sua casa,
e menos compromissos que não acrescentam nada.


Menos hipocrisia, menos coisas no armário,
menos mágoas, menos enfermidade circulando no sangue,
menos dores de cabeça, menos traiçoeiras fantasias,
menos dúvidas sobre o que é fundamental.


Desejo a você um ano com menos.
Menos correria inútil,
menos culpa,
menos medo do futuro,
menos cumprimentos constrangidos,
menos coisas que se podem comprar,
menos dívidas, menos cobranças,
menos crítica, menos raiva,
menos vazio na alma.


Desejo a você a subtração do que faz morrer.


Desejo a você a presença incomparável do Cristo,
que nasceu, viveu, morreu e ressuscitou
para nos dar o perdão total, a vida eterna.


Tudo, menos o mal.


[Gostou da reflexão? Envie o link www.iluminalma.com/vec/1101/03-menos.html a um amigo ou colega. Ajude-nos a espalhar a Boa Nova.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

FOME E SEDE DE JUSTIÇA

(imagem retirada daqui: http://candidoneto.blogspot.com)

De todas as necessidades básicas do homem, beber e comer são as mais fortes. Basta dizer que, sem o atendimento a elas, morremos. Fome e sede são expressões de que estas necessidades, comer e beber, precisam ser atendidas. Jesus diz que é bem-aventurado quem tem fome e sede, mas não de água e de comida, mas de justiça. Estranho, não é? No entanto, esta bem-aventurança é de uma profundidade sem par para o nosso tempo. Mas o que significa, exatamente? Temos fome e sede de comida e de água. Mas de justiça, o que significa? Como é possível isto?


FOME E SEDE DE JUSTIÇA
Isaltino Gomes Coelho Filho


É de justiça que se fala. Mas comecemos por “fome e sede”. Este é o grau de intensidade pela justiça. Ela deve ser desejada em nível de fome e sede.
A fome era um fantasma a assombrar a humanidade naqueles tempos. Ainda hoje ela é o grande inimigo do homem, mas nos tempos bíblicos foi devastadora e matou milhares de pessoas. A Bíblia relata vários casos, sendo as mais famosas as do tempo de Abraão (Gn 12.10), a que veio sobre o mundo no tempo de José (Gn 41.52) e a do tempo de Rute (Rt 1.1). No Novo Testamento, temos o registro de uma fome mundial profetizada por Ágabo (At 11.28). A fome era conhecida do homem do Oriente antigo. Some-se a pobreza a isto. As pessoas mal tinham o que comer. Pragas de insetos, secas, guerras, a pobreza do solo na região, tudo isto contribuía para uma vida de escassez de alimentos.
Mas a sede também era terrível e assustadora. Aquela era uma região seca, árida mesmo. Uma região de desertos. Não se encontrava água com facilidade, a ponto de ter que lutar por ela (Gn 26.15, 18-21). A sede não era de boca seca, mas era questão de sobrevivência. Nós não sabemos o que é passar fome. Nem o que seja lutar por água. Basta dizer que nas grandes cidades vemos pessoas varrendo as calçadas com jatos d´água. E muitos de nós deixamos comida no prato. Assim podemos ter dificuldades sobre o que Jesus está dizendo. Ter fome e sede de algo é desejar uma coisa com todas as forças, como se a vida dependesse daquilo.
A bem-aventurança é para famintos e sedentos. Mais uma vez Jesus está falando dos desfavorecidos. Mas, de uma maneira curiosa. O que julgamos ser ruim (fome e sede) recebe dele uma boa aplicação. É elogiado. Não é bem-aventurado, feliz, que está de barriga cheia, mas sim quem estiver de barriga vazia, roncando de fome. Se tivermos sensibilidade aprenderemos boas lições desta estranha afirmação.
JUSTIÇA - Não é fome de comida nem sede de água. Fome e sede de justiça. Mas havia justiça naquela época! O sinédrio, uma instituição que administrava a vida social dos judeus, a ministrava com rigor. Além disto, Roma, a potência que domina os judeus, era muito severa na aplicação de suas leis (Lc 12.58). E para o judeu, havia um juiz maior, como podemos ler em Gênesis 18.25, em que Deus é chamado de “o Juiz de toda a terra”. Sempre houve justiça. Mas fica a pergunta: se havia justiça, por que Jesus diz que ela deve ser desejada como quem está faminto e sedento, como se fosse algo raro, que estivesse em falta?
O termo “justiça”, na Bíblia, tem um sentido maior que o de tribunal. Tem também um significado religioso. E este é maior que o de tribunal. Em Gênesis 15.6 encontramos a palavra “justiça” pela primeira vez, na Bíblia: “E creu Abrão no Senhor, e o Senhor imputou-lhe isto como justiça”. A justiça de Abrão (assim chamado naquele momento) veio porque ele creu. Ora, Mateus escreve seu evangelho para judeus. Estes se orgulhavam de serem filhos de Abraão (Jo 8.32 e Mt 3.9). Mas qual foi a glória de Abraão? Abra sua Bíblia e leia Romanos 4.1-3 e João 8.56-58. Abraão recebeu a justiça de Deus (foi justificado por Deus) porque creu. Esta é a mensagem central do ensino de Paulo, como podemos ler em Romanos 5.1: “Justificados, pois, pela fé…”. Receber a justiça de Deus era ser justificado, ou seja, era ser declarado inocente por Deus. Era ser aceito por ele. Abrão se tornou totalmente de Deus porque creu. Esta é a mensagem central do protestantismo e dos evangélicos: somos justificados pela fé. Somos declarados inocentes, perdoados, aceitos por Deus, quando cremos em Jesus Cristo. Abraão já exultava na esperança que Cristo traria (Jo 8.56).
É bem-aventurado quem deseja isso, ser perdoado e aceito por Deus, ardentemente, como alguém faminto, prestes a morrer de sede. Folgazões e levianos não acham Deus. Só os muito interessados, como lemos em Jeremias 29.13: “Buscar-me-eis, e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração”. Os grandes místicos e santos do passado foram pessoas aflitas com sua situação espiritual. Elas encontraram Deus numa dimensão mais profunda que as demais pessoas porque o desejaram com fome com sede. Você quer mesmo conhecer a Cristo? Quer ter uma vida rica e profunda, com ele? Isto acontecerá quando deixar de ser um vago desejo e se tornar matéria de profundo anseio, como alguém prestes a morrer de fome e de sede anseia por comida e por água. É por isso que muita gente freqüenta igreja por anos, e nada acontece em sua vida. Está na igreja ou vai aos cultos, mas não busca ardentemente ter a vida perdoada por Deus. Não basta ter o hábito de ir à igreja. É preciso ter fome e sede da presença de Deus, do perdão de Deus, da sua justiça.
Você quer Deus, quer ser perdoado, quer receber a justiça, ou vai à igreja por obrigação, e para fazer algazarra? É tempo perdido. É enganar-se a si mesmo e zombar de Deus. Só podemos nos aproximar dele como fome e com sede dele.
SERÃO FARTOS - Jesus não diz que serão apenas saciados. Diz que serão fartos. Isto é, que terão de sobra. É como se dissesse que tais pessoas ficariam empanturradas. Que lição nosso Salvador nos deixa! Deus nunca dá nada racionado aos seus filhos. Sempre dá com fartura. Leia Efésios 3.20 e preste bastante atenção no texto: “Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pensamos ou pedimos, segundo o poder que em nós opera”. Deus tem muito mais para nos dar e para fazer em nossa vida do que pensamos ou pedimos.
A nossa justificação pode ser maior do que pensamos. Eis o que diz João 10.10b: “Eu vim para que tenham vida, e vida com abundância”. E você deve crer nisto: se deseja uma experiência com Deus, procure ter um sentimento profundo, de fome e de sede. Você terá uma grande experiência com Deus.
Como fariseu que era, Paulo de Tarso queria agradar a Deus. Isto lhe bastava. Mas, quando lemos 1Coríntios 15.9-10 vemos em sua palavra tão sincera que Deus tinha algo mais para ele. Não bastava, para Deus, que ele fosse salvo. O Senhor lhe reservara uma glória muito maior, que era trabalhar para Cristo. Como sua vida foi rica e como marcou milhares de pessoas, ao longo da história!
Se você tiver fome e sede de justiça, de ser perdoado e aceito por Deus, se aproximar-se dele não em ato de rotina, mas com paixão, com fome e com sede, que grandes coisas ele poderá fazer em sua vida!
CONCLUSÃO - Muitos adolescentes, inclusive em nossas igrejas, optaram por uma vida medíocre, seguindo a ilusão do mundo ou conformando-se em serem membros de igreja com uma vida sem brilho. Sua vida é muito preciosa para ser desperdiçada e para você colocar suas maiores emoções no banal e no trivial. Ame sua vida e use-a bem. Tenha fome e sede de justiça. Tenha fome e sede de Cristo. Tenha fome e sede de ser útil. Você terá uma vida farta e rica, com ele.
Não leve uma vida fútil. Seja brilhante. Os que têm fome e sede de realidades espirituais brilham e iluminam muita gente. Que seja assim com você. Seja um faminto e um sedento de Deus. Você será saciado.


Texto recebido na "newsletter" Vigiai.

domingo, 9 de janeiro de 2011

CULTO CONSAGRAÇÃO DOS ENVELOPES DE DÍZIMO 2011

Hoje, segundo domingo do mês de janeiro, fizemos o nosso já tradicional culto anual de consagração dos envelopes de dízimo. Foi um culto super legal, em que plantamos as nossas sementes de feijão, simbolizando as pessoas pelas quais vamos orar para que façam parte de nossa árvore da multiplicação.
Cada pessoa, junto com o seu envelope, trouxe consigo as sementes (5) que foram jogadas sobre a terra. Além disso, trouxeram os nomes das pessoas pelas quais vão orar, para que, durante outros cultos, possamos interceder por elas.
Depois do culto, o Marcos jogou a terra com as sementes no nosso canteiro... vamos ver o quanto elas crescem...
Infelizmente, a máquina fotográfica estava sem bateria e não deu pra registrar esses momentos tão gostosos...

sábado, 8 de janeiro de 2011

O DIREITO À ALEGRIA

(imagem retirada daqui: http://buscandosonhos.com.br)

Eu recebo, periodicamente, uma "newsletter" que se chama Vigiai-Notícias, que tem alguns artigos muito bons(outros, nem tanto... hehehe), a maioria escrito por batistas. Ariovaldo Ramos é um deles. Compartilho, abaixo, um dos seus textos.


O direito à Alegria
Ariovaldo Ramos


E, tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm vinho […]. [O mestre sala chamou o noivo] e lhe disse: Todo homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho. Jo 2.3,10


Os noivos que estavam a celebrar o seu casamento eram pobres: o vinho acabou prematuramente, e era de qualidade inferior.
A gente sabe que o vinho acabou antes da hora, porque Maria intercedeu por eles, o que não faria sentido se a festa tivesse se estendido pelo tempo, tido como razoável, pela cultura deles.
O pedido foi para que houvesse mais vinho, para que a festa não fosse interrompida. O pressuposto por detrás do pedido era o direito dos noivos à celebração de sua alegria. Quando, porém, a celebração da alegria depende de ter ou não acesso aos bens de consumo, quem não tem renda para isso ainda tem o direito?
É direito ou é liberdade para, desde que se tenha possibilidade de?
Se é liberdade para, desde que se tenha possibilidade de, então, não ter a renda necessária impede o acesso aos meios possibilitadores, e sobra o desejo, permitido, mas, não realizável.
Todos podem ter motivos de alegria, mas, só quem tem acesso aos bens de consumo celebra a sua alegria com a qualidade, que entenda, minimamente, digna!
Se é direito, os meios têm de ser providenciados, porque direito é universal.
O que é de se lamentar: um pobre conseguir morar na casa com que sonhou, porque virou bandido, ou um pobre só conseguir morar numa casa digna se virar bandido?
Jesus entendeu que estava diante da exigibilidade do direito (isto é, se é direito, tem de ser garantido), por isso fez um milagre antes da hora, para sustentar o direito dos noivos de celebrar, de forma digna, a sua alegria.
Viver não é preciso, mas é preciso alegria para que, na imprecisão da vida, fique claro que é vida. Alegria que não pode ser celebrada, por falta de acesso aos bens mínimos necessários para, é alegria condenada à resignação, o que acaba por colocar em cheque a definição de vida.
Jesus entendeu que não devia ser assim e fez muito e ótimo vinho.
Esse ato de Jesus dá aos seus alunos uma nova dimensão do papel da comunidade para com os seus membros, e do estado para com a nação, assim como aprofunda a compreensão do que seja “bem comum”.
Todos os que criam estavam unidos e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens e os repartiam por todos, segundo a necessidade de cada um. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam com alegria e singeleza de coração, At 2.44-46


Artigo publicado na série Lances de Caná, no blog do pastor Ariovaldo Ramos.


- Ariovaldo Ramos é pastor na Comunidade Cristã Reformada e na Igreja Batista de Água Branca, ambas em São Paulo.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

2011 - O ANO DA MULTIPLICAÇÃO!

(imagem retirada daqui: http://www.altairgermano.net)

PALAVRA PASTORAL 2011 – O ANO DA MULTIPLICAÇÃO

“ E disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim ” – II Reis 2.9 Muita gente não gosta de matemática. Eu mesma, quando estudava, sempre preferi as palavras aos números e, por isto, nunca tirava boas notas quando se tratava de fazer contas. Muitos de nós temos dificuldade em administrar nossas posses, em pagar dívidas, em planejar os gastos. No entanto, quem não gosta quando tem, por exemplo, um aumento de salário ou ganha um dinheirinho extra para gastar como quer? No Reino de Deus também costumamos agir assim. Queremos dobrar a porção do Espírito, multiplicar os ganhos, ter chuva de bênçãos... mas, na hora de diminuir o ego, dividir os nossos bens com alguém ou somar esforços para fazer prosperar o Reino, ninguém se dispõe, não é verdade? Este ano, aqui na Igreja, tudo vai ser diferente. Queremos, sim, porção dobrada, triplicada, do Espírito de Deus sobre nós. Queremos multiplicar as vidas alcançadas pelo Evangelho, a arrecadação financeira, as bênçãos do Senhor sobre as nossas vidas; queremos ter um aumento significativo na nossa fé e determinação para podermos alcançar todos os planos que temos para a nossa vida pessoal e para a vida da igreja. Mas, para isto, vamos determinar, desde o início do ano, que também vamos aprender as outras operações: somar esforços, diminuir o ego e dividir o nosso tempo, dinheiro e energia a fim de que possamos contribuir para que os sonhos de Deus se realizem na nossa igreja, através de nós. É isto... estamos no ano da MULTIPLICAÇÃO. Mas, para multiplicar teremos nos empenhar para sermos bons em toda a matemática do Senhor, aprendendo a dar mais de nós antes de recebermos as bênçãos.
Sua pastora e amiga:
Terezinha de Lisieux

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

A ORAÇÃO SIMPLES

(imagem retirada daqui:http://gentedefe.com)

A ORAÇÃO SIMPLES
Não existe oração errada. Aliás, a oração errada é aquela que não é feita. A Bíblia Sagrada ensina que se deve orar a respeito de tudo. Orar por qualquer motivo, qualquer hora, qualquer lugar, sempre que o coração não estiver em paz. Tão logo o coração experimente apreensão, preocupação, medo, angústia, enfim, seja perturbado por alguma coisa, a ação imediata de quem confia em Deus é a oração.
O apóstolo Paulo diz que não precisamos andar ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, com ação de graças, devemos apresentar nossos pedidos a Deus, tendo nas mãos a promessa de que a paz de Deus que excede todo o entendimento, guardará nossos sentimentos e pensamentos em Cristo Jesus (Filipenses 4.6,7). A expressão “coisa alguma” inclui desde uma vaga no estacionamento do shopping center quanto o fechamento de um negócio, o desejo de que não chova no dia da festa quanto a enfermidade de uma pessoa querida.
Esta experiência de oração é chamada de oração simples: orar sem censura filosófica ou teológica, orar sem se perguntar “é legítimo pedir isso a Deus?” ou “será que Deus se envolve nesse tipo de coisa?”. Simplesmente orar.
A garantia que temos quando oramos assim é a paz de Deus em nossos corações e mentes. A Bíblia não garante que Deus atenderá nossos pedidos exatamente como foram feitos: pode ser que a vaga no estacionamento não seja encontrada e que chova no dia da festa. A oração não se presta a fazer Deus trabalhar para nós, atendendo nossos caprichos e provendo o nosso conforto. Já que a causa da oração simples é a ansiedade, a resposta de Deus é a paz. O resultado da oração não é necessariamente a mudança da realidade a respeito da qual se ora, mas a mudança da pessoa que ora. A mudança da situação a respeito da qual se ora é uma possibilidade, a mudança do coração e da mente da pessoa que ora é uma realidade. Deus não prometeu dizer sim a todos os nossos pedidos, mas nos garantiu dar paz e nos conduzir à serenidade. Não prometeu nos livrar do vale da sombra da morte, mas nos garantiu que estaria lá conosco e nos conduziria em segurança através dele.
O maior fruto da oração não é o atendimento do pedido ou da súplica, mas a maturidade crescente da pessoa que ora. Na verdade, a estatura espiritual de uma pessoa pode ser medida pelo conteúdo de suas orações. Assim como sabemos se nossos filhos estão crescendo observando o que nos pedem e o que esperam de nós, podemos avaliar nosso próprio crescimento espiritual através de nossos pedidos e súplicas a Deus. As orações revelam o que realmente ocupa nossos corações, o que realmente é objeto dos nossos desejos, o que nos amedronta, nos desestabiliza e nos rouba a paz.
O apóstolo Paulo diz que quando era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Mas quando se tornou homem, deixou para trás as coisas de menino (1Coríntios 13.11). Não existe oração certa e errada. Mas existe oração de menino e oração de homem. Oração de menina e oração de mulher. A diferença está no coração: coração de menino e de menina, ora como menino e menina. A nossa certeza é que Deus também gosta de crianças.
Fonte: IBAB

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

EU MATEI GEZUZ - PRA NOSSA REFLEXÃO

(imagem retirada daqui: http://www.hermesfernandes.com/)

Abaixo, um texto que nos fala dos perigos de se seguir a um "Gezuz" genérico... e da necessidade de buscarmos o verdadeiro Jesus.



EU MATEI GEZUZ!
Quisera eu me suportásseis um pouco mais na minha loucura. Suportai-me, pois. Porque zelo por vós com zelo de Deus; visto que vos tenho preparado para vos apresentar como virgem pura a um só esposo, que é Cristo. Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo. Porque, se alguém vem e vos prega outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, de boa mente o suportais!". (2Co 11.1-4)

"Dê o dízimo se não o devorador vai te pegar! Corra, grite, dance, extravase em “adoração”, isso é ser livre! Não peça, ordene, pois vc é filho do rei!! Doença? Nem pensar, pois ninguém que é filho do rei fica adoecido! Teus inimigos não prevalecerão, vc terá dupla honra! Vc precisa pedir perdão pelos pecados do teu avô senão jamais será liberto! Vc terá restituição de tudo que o diabo te roubou! Se vc esta passando dificuldade, alguma coisa tá errada na sua vida! Mora de aluguel? Está em pecado!"
É comum ouvir esse tipo de chavão nos rádios, programas de TV evangélicos e nas “igrejas”. Pregar a prosperidade material e terrena dos fiéis que se voltam a Gezuz, através da participação nos cultos e donativos à “igreja” é cada vez mais comum. Honra e glória ao homem que é “fiel”, ele será exaltado, será o primeiro em tudo, sete vezes mais de bençãos e blá blá blá.
Em Gezuz o melhor de Deus para nós está sempre relacionado à coisas materiais e sucesso; se for ao contrário é pq VC FALHOU diante dele.
Sabe, eu cansei desse Gezuz, por isso eu o matei! Ele está morto para mim. Não pode oferecer uma VERDADEIRA vida em abundância.
Não o matei pq não quero ser a primeira em tudo; poxa, até que eu queria; quem sabe se eu me esforçar mais, posso ser. Não foi por não querer ser a mulher maravilha que não fica doente, eu tb gostaria de não adoecer, mas com um corpo sujeito a isso fica difícil. Não o matei pq eu não queria sete vezes mais de bençãos, seria bom pro meu bem estar ser abençoada com casa, roupas e carro, mas isso é tão egoísta. Matei Gezuz pq conheci Jesus, o ÚNICO, o verdadeiro, e Este é diferente do "similar". Ele me ensina que por mais que as circunstâncias estejam ruins, pq SIM, elas podem ficar ruins, tudo ocorre pro meu bem. E que minha vitória está Nele, onde sei estar abatida, e sei também ter abundância em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruída, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade (Fl.4:12). Ele me fez perceber que o mundo não gira ao meu redor, que existem muitas pessoas precisando conhecê-Lo, e que isso pode acontecer através de mim.
É, a partir daí a minha vida ficou bem mais leve, pois eu entendi que o Gezuz "similar" promete coisas corruptíveis, uma felicidade egoísta ligada ao dinheiro que está sempre um passo a frente, e que por mais que vc corra pra alcançá-la, dificilmente conseguirá, e ainda que consiga alcançar alguma de suas “promessas”, não será suficiente, já que o que preenche a vida do homem, o que transforma de forma significativa é Jesus, o verdadeiro.
O fardo desse Gezuz é pesado. Segui-lo gera muitas frustrações. É por isso que o matei!
Em Jesus Cristo eu encontrei a paz, o amor, a alegria independente do que me cerca. Ele me apresentou um Reino que não é desse mundo, me mostrou que devo buscar em primeiro lugar as coisas de Seu Reino e que tudo que me é necessário será acrescentado; me ensinou que melhor é "dar do que receber", me mostrou valores incorruptíveis, me ensinou que ainda que eu não chegue em primeiro lugar, Ele está comigo. E que posso passar pelo vale da sombra da morte pq mesmo ali Ele comigo estará.
Tudo que ocorre na minha vida, por mais difícil e incompreensível que seja, dignifica a Jesus Cristo; basta olhar pelo lado certo, basta desligar-se do reino de Gezuz, que é material, capitalista de valores invertidos. Parece loucura. E talvez até seja. Mas foi o que me trouxe a vida.
Jesus ensina a servir e Gezuz a ser servido. Jesus ensina que no mundo teríamos aflições, e Gezuz que quem passa por elas está em pecado. Jesus perdoou todos os meus pecados morrendo numa cruz, Gezuz diz que esse sacrifício não foi suficiente.
Gezuz só vive por conta da ignorância, arrogância, orgulho e cobiça humana. É, eu fiz, foi necessário, eu matei Gezuz! Mate ele vc também!
Com a morte de Gezuz poderíamos nos esquecer de vez das nossas cobiças, do nosso egoísmo, da nossa falta de amor e carinho com o próximo, e começar a apresentar o verdadeiro Jesus que um dia nasceu, cresceu, morreu e ressuscitou para que todo homem fosse salvo, livre. Poderíamos compartilhar a mensagem que Cristo trouxe aos homens de forma que a assistência chegasse aos necessitados, lhes proporcionando mudança de vida em todos os âmbitos. Poderíamos fazer a diferença no meio que vivemos. Poderíamos deixar que o amor de Cristo nascesse nos corações.
Na minha vida esse outro Gezuz não vive mais. Matei ele pra sempre.
Quero Jesus Cristo, o ÚNICO e VERDADEIRO. Aquele que veio ao mundo, que nos amou, se humilhou tornando-se homem, viveu e submeteu-se em obediência até a morte de cruz, sem reclamar. Voltou a viver para que pudéssemos ter vida, e vida em abundância. Quero Sua simplicidade. Quero estar preparada pra me apresentar a Ele.
Essa é a única “fórmula de sucesso”: Negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e siga-O.(Mc 8.34)
Nele tudo se faz novo. É Ele que eu quero".
Fonte: Cris Correa em seu Blog
(retirei o texto daqui: http://www.libertosdoopressor.blogspot.com)

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

A ATITUDE DE UM VENCEDOR

(imagem retirada daqui:http://www.quadrangularestoril.com.br)

Legal o texto... infelizmente, desconheço o autor. Recebi o mesmo por email.


Numa determinada floresta havia 3 leões. Um dia o macaco, representante eleito dos animais súditos, fez uma reunião com toda a bicharada da floresta e disse:
- Nós, os animais, sabemos que o leão é o rei dos animais, mas há uma dúvida no ar: existem 3 leões fortes. Ora, a qual deles nós devemos prestar homenagem? Quem, dentre eles, deverá ser o nosso rei?
Os 3 leões souberam da reunião e comentaram entre si:
- É verdade, a preocupação da bicharada faz sentido, uma floresta não pode ter 3 reis, precisamos saber qual de nós será o escolhido. Mas como descobrir ?
Essa era a grande questão: lutar entre si eles não queriam, pois eram muito amigos. O impasse estava formado. De novo, todos os animais se reuniram para discutir uma solução para o caso. Depois de muito tempo eles tiveram uma idéia excelente.
O macaco se encontrou com os 3 felinos e contou o que eles decidiram:
- Bem, senhores leões, encontramos uma solução desafiadora para o problema. A solução está na Montanha Difícil.
- Montanha Difícil ? Como assim ?
- É simples, ponderou o macaco. Decidimos que vocês 3 deverão escalar a Montanha Difícil. O que atingir o pico primeiro será consagrado o rei dos reis.
A Montanha Difícil era a mais alta entre todas naquela imensa floresta. O desafio foi aceito. No dia combinado, milhares de animais cercaram a Montanha para assistir a grande escalada.
O primeiro tentou. Não conseguiu. Foi derrotado.
O segundo tentou. Não conseguiu. Foi derrotado.
O terceiro tentou. Não conseguiu. Foi derrotado.
Os animais estavam curiosos e impacientes, afinal, qual deles seria o rei, uma vez que os 3 foram derrotados ? Foi nesse momento que uma águia sábia, idosa na idade e grande em sabedoria, pediu a palavra:
- Eu sei quem deve ser o rei. Todos os animais fizeram um silêncio de grande expectativa.
Todos gritaram para a Águia:
- A senhora sabe, mas como sabe?
- É simples... eu estava voando entre eles, bem de perto e, quando eles voltaram fracassados para o vale, eu escutei o que cada um deles disse para a montanha.

O primeiro leão disse:
- Montanha, você me venceu!
O segundo leão disse:
- Montanha, você me venceu!
O terceiro leão também disse que foi vencido, mas, com uma diferença. Ele olhou para sua dificuldade e disse:
- Montanha, você me venceu, por enquanto! Mas você, montanha, já atingiu seu tamanho final, e eu ainda estou crescendo.
E calmamente a águia completou:
- A diferença é que o terceiro leão teve uma atitude de vencedor diante da derrota e quem pensa assim é maior que seu problema: é rei de si mesmo, está preparado para ser rei dos outros!
Os animais da floresta aplaudiram entusiasticamente ao terceiro leão que foi coroado rei entre os reis.

domingo, 2 de janeiro de 2011

CULTO DE ANO NOVO - O ANO DA MULTIPLICAÇÃO

(igreja cheia!)

Hoje tivemos o nosso culto de Início de Ano. Graças a Deus a igreja estava cheia e Deus, de fato, abençoou as vidas ali presentes.
(Igreja)

E, como 2011 vai ser o nosso Ano da Multiplicação, tivemos pregação sobre o tema, pelo evangelista Anderson.
(ev. Anderson, pregando)

Houve também a Unção do Envio para Multiplicação feita pela pastora e pelo Anderson em todos os presentes.
(Unção do envio para multiplicação)

(unção)

Tivemos, também, no final do culto, a nossa festa de Amigo-oculto
A nossa Árvore da Multiplicação, confeccionada pela pastora no Natal, estava cheia de presentes!

As pessoas falaram dos seus amigos/as para que os demais descobrissem de quem se tratava. Infelizmente, não dá pra colocar a foto de todos.
(Zeca e Elaine)

( )

( )

(Vanessa e Jeremias)

(Sula e Lucia)

Para finalizar, tivemos um gostoso momento de confraternização.
(família do Zeca)

(pessoal)

Na mesa, muito salgadinho e refri, além do bolo para os aniversariantes do último trimestre de 2010.
(mesa)