2011 - O ANO DA MULTIPLICAÇÃO!

-

SOBRE A IGREJA

Somos uma igreja alegre e acolhedora e estamos prontos a receber você.


Nossas atividades regulares:

CULTOS: domingo: Culto de louvor e adoração - 19h
terça-feira: Culto de estudo bíblico e oração - 19h30
sexta-feira: Culto de cura e libertação - 19h30

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL: 9h

ATENDIMENTO PASTORAL: terça-feira - de 15 às 19h ou agendar pelo telefone: 8636.1654

NOSSO ENDEREÇO: Rua Lagedo, 84
Bairro São Gabriel - ônibus 3503


Terezinha de Lisieux - pastora titular
José Procópio de Paula - evangelista
Mário - responsável pelo culto de sexta-feira

Se vc quer contribuir com a nossa obra de evangelização e proclamação da Palavra de Deus, deposite sua oferta na conta:
Bradesco - ag. 0464-2, CC 0367634-0

sexta-feira, 7 de maio de 2010

O DISCIPULADO NO METODISMO

(imagem: www.4bp.blogspot.com)


Algumas considerações sobre o discipulado metodista, baseadas em vários estudos lidos e partilhados com outros pastores e líderes:

Wesley usou esse método o discipulado com muito êxito.

Depois que Wesley que pregava e conseguia despertar o interesse dos seus ouvintes, ele colocava todos os que respondiam a seus apelos, grupos pequenos, sob a responsabilidade de acessoresleigos, especialmente treinados orientá-los em suas questões pessoais.
Para Wesley os grupos pequenos eram o local em que o indivíduo podia vivenciar a fé cristã, aprendendo formas de ter uma caminhada frutífera.
Wesley treinava cada grupo e ministrava aos membros de forma individual. Os grupos eram o centro de estudos e oração e também as bases para o cuidado pastoral. Seus membros partilhavam aflições, angústias, fracassos e vitóriase e eram providenciados o auxílio prático e o encorajamento, quando necessários

Havia 3 coisas que os leigos deveriam ter para serem autorizados a pregar:

(1) GRAÇA — a experiência da justificação pela fé, por intgermédio da graça salvadora de Deus;
(2) DOM — a capacidade de transmitir às pessoas o plano divino da salvação; e
(3) FRUTOS — ou seja, pessoas arrependidas, que testemunhassem haver passado da morte espiritual para a vida, através da sua pregação.

Os grupos pequenos se organizavam da seguinte forma:

Sociedades – O número total de membros metodistas que havia em um determinado local. Hoje, seria uma Igreja Local, comunidade ou ponto de pregação.

Os membros da sociedade tinham que cumprir 3 regras básicas: 1. evitar o mal; 2. praticar o bem; 3. usar os meios de graça, públicos e particulares.

Todas as pessoas interessadas em se filiar a uma sociedade metodista, antes deveriam se matricular em uma classe.

Classes – eram subdivisões das sociedades. Com cerca de 12 pessoas, agrupadas por vizinhança, cada uma delas tinha um líder, que orientava o grupo. Sua dinâmica tinha por base a troca de experiências, relatadas a partir de perguntas orientadas e das Regras Gerais. A classe se examinava, baseada nessas perguntas, e a observância das regras gerais era amplamente estimulada.
As classe se reuniam, semanalmente, para oração, estudo bíblico, partilhar experiências e fazer exame de consciência. Eram grupos que apoiavam as pessoas que se arrependiam e buscavam fortalecer a sua fé pessoal.
As pessoas que faziam parte das classes tinham experiências espirituais deferenciadas. Podiam-se encontrar pessoas que estavam ainda buscando a fé, tanto quanto pessoas que tinham plena certeza da fé.
Tanto as sociedades quanto as classes eram dirigidas por líderes escolhidos pessoalmente por Wesley, que tinham a obrigação de visitar todos os membros, aconselhá-los, repreendê-los, orientá-los e informar aos ministros a respeito da situação de cada um dos membros e suas respectivas famílias

Bands – literalmente significa banda, uma parte, uma porção de pessoas, no sentido de pequeno grupo. Tem certa semelhança com as classes menores (eram compostas de mais ou menos seis pessoas do mesmo sexo, além do líder.). Para ser membro das bands, era preciso ter uma experiência pessoal de fé, ter solicitado a admissão e concordar em ser absolutamente franco, no ouvir e/ou no falar.

Pastora Terezinha de Lisieux

Nenhum comentário:

Postar um comentário